terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A todos um bom Natal!


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Recuperações

Nas últimas semanas, muita crítica se fez ao Benfica por ser uma equipa que não conseguia virar resultados quando começava o jogo em desvantagem. Aqui fica a estatística dessa máquina de futebol, que conseguiu em 8 jogos que começou em desvantagem, dar a volta ao marcador frente ao poderosíssimo Apoel:

FCP contra:
P.Ferreira - começou a perder 1-0, empatou 1-1
Chelsea - começou a perder 1-0 e assim ficou
Braga - começou a perder 1-0 e assim ficou
Apoel - começou a perder 1-0 e ganhou 2-1
Belenenses - começou a perder 1-0 e empatou 1-1
Marítimo - começou a perder 1-0 e assim ficou
Chelsea - começou a perder 1-0 e assim ficou
Benfica - começou a perder 1-0 e assim ficou

domingo, 20 de dezembro de 2009

Bom Natal!

Havia tanto para dizer, mas vou ser curtinho.

Este Natal, desejo que aos jogadores do FCP que não viam os jogos do Benfica e que por isso achavam que eles eram a equipa que melhor futebol jogava em Portugal, o menino Jesus lhes ofereça uma assinatura da SportTV, porque hoje só tiveram oportunidade de ver de perto um Benfica desfalcado, e não quero que andem enganados até à 29ª jornada.

BOM NATAL!


P.S: Os que tinham saído da toca nas últimas semanas, aproveitem que está frio e vão para dentro, não se incomodem.

Terminados os jogos em casa na 1ª volta...

...deduzo que as equipas realmente boas só vão à Luz na 2ª volta.

LG

domingo, 13 de dezembro de 2009

Melhor que um chuto no cu

É o que se pode dizer do resultado do Benfica em Olhão. Valeu pelo ponto, e pela expulsão do Di Maria, que assim não joga no próximo jogo e só lhe faz bem.
Pena foi a lesão de Ramires, o amarelo a Coentrão e a ausência de Aimar.

O Benfica não merecia os 3 pontos, nem sequer o ponto que conquistou, pela postura que teve em campo, mas se no próximo domingo ganharmos aos andrades com um golo em falta inexistente e outro em fora de jogo, depois revejam as imagens deste jogo em Olhão.

Quanto ao Sporting, já percebi porque é que ficaram tão zangados quando o Jesus disse que estavam afastados do título, queriam ser eles os primeiros a constatá-lo e tiveram agora uma oportunidade de ouro.

domingo, 6 de dezembro de 2009

O regresso à anormalidade

Quanto alguns já vaticinavam que o Benfica já tinha dado o estouro, aí está o regresso à anormalidade.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Acabaram-se as aulas.

Voltaram as ansiedades. Depois do que se viu ontem em Guimarães deve haver muita gente desiludida. Afinal eles andam aí...

Ah! Varela à Selecção! Já.

sábado, 28 de novembro de 2009

Hei!

O benfica não perdeu um jogo. Foi eliminado da Taça de Portugal - e na 1a eliminatória.
Um objectivo já pelo caminho...

Quanto a depressões... Realmente... disso percebem vocês!

domingo, 22 de novembro de 2009

2ª aula de como saír da depressão

Para a segunda aula, um método bem mais eficaz: nada como uma derrota do Benfica para animar os adversários em depressão.
Acho que o Benfica perdeu bem, mas de qualquer modo estou à espera que depois de dizerem que o golo do Luisão em Braga foi bem anulado por ter empurrado o adversário e por Cardozo lhe estar a agarrar a camisola, venham agora ter o mesmo critério para este golo do Guimarães...

Enfim, aproveitem para festejar durante meia dúzia de dias, porque me parece que dentro de uma semana estarão novamente a precisar de ânimo.

Eu sei que já não escrevo há muito...

E pode parecer coincidência mas não é.
Eu só queria partilhar o meu regozijo pela vitória do Vitória na catedral das goleadas. Aliás a única vitória do Vitória que me pode dar alguma alegria.
Parece que gastaram o capital de golos e eles começam a fazer falta...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Objectivo mínimo atingido

Parabéns à Selecção Nacional pelo apuramento para o mundial de 2010!
Não é um feito extraordinário, pelo grupo em que estávamos tínhamos obrigação de já ter resolvido isto mais cedo, mas dadas as circunstâncias, seja por falta de sorte, de empenho ou de equipa, as coisas chegaram a estar complicadas.
Ao contrário de alguns que no tempo de Scolari, não íam com a cara dele, por ele não ir com a cara do Baía, até festejavam quando a selecção perdia, eu, não sendo (ainda) grande adepto do Queiroz, espero que ele faça um grande trabalho à frente da selecção e desejo que faça melhor do que Scolari.
Ontem acho que usamos a táctica certa dada a importância do jogo e o resultado da primeira mão. Jogamos desde início com uma equipa compacta a defender, não dando espaços à Bósnia e mesmo antes de marcarmos o golo, que decidiu o apuramento, notava-se que dificilmente a Bósnia nos conseguiria marcar e que o apuramento estava perfeitamente seguro. Depois foi só uma questão de tempo até darmos a machadada final.
Espero que tenha também servido de lição a Ronaldo, que terá visto a selecção a jogar como equipa, que é o que se pretende de um jogo colectivo como o futebol, independentemente dos valores individuais.
Está cumprido o objectivo mínimo que era o apuramento para o mundial, agora pede-se a passagem da fase de grupos, depois, é uma questão de sorte, inspiração, e não nos aparecer a França pela frente.

domingo, 15 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Villas-Boas

Villas-Boas não vai para o Sporting porque a Académica não chegou a acordo com os leões... algo me diz que é uma má notícia para Jesualdo...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A depressão.

Contra o Sportém, afinal não foi preciso levar colete à prova de balas, nem os lenços brancos que já estavam encomendados dado que Paulo Bento se antecipou.
Sendo assim, demos-lhes 2 antidepressivos para os ver mais animados e depois sim, lhes espetamos duas batatas, que não gostamos de bater em mortos.
Ainda podíamos ter desligado a máquina, mas não, a eutanásia ainda não é legal em Portugal, por isso vamos aguardar que solução milagrosa vai sair dali.

Tiramos durante 45 minutos uns lagartos da depressão, mas parece que há 4 milhões de portugueses que vão voltar a ficar deprimidos esta semana. Os de Braga, na falta de túneis, começam a desentender-se entre eles, o que é um belo sinal de maturidade e união do grupo, vão todos juntos começar a descer por ali aos trambolhões.
O FCP, que segundo Fucile pratica o melhor futebol em Portugal, parece que voltou a encontrar uma equipa fraquinha e que joga muito mal, pelo que o Rolando tratou de lhes mostrar como se marca um golo.
Resta o Benfica que ficou abaladíssimo com a derrota em Braga, não conseguindo mais do que (con)vencer a meio da semana o Everton fora por 2-0 e defronta esta jornada a Naval. Mais uma vez só se saberá se a Naval é uma boa equipa ou uma equipa fraquinha no fim do jogo.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pergunta

Domingo vou ver o meu Rio Ave com os lagartos, pergunto: "Deverei levar colete à prova de balas?"








ou

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Keki no yo o imashi muru koto *

Há pouco tempo decidi voltar a fazer desporto fora do sofá numa tentativa, desesperada, de minimizar o efeito volumoso que esta modalidade me causou no últimos anos.

Optei por testar uma nova modalidade tendo-me decidido pelo Karate. Com excepção das 'tareias' que tenho apanhado estou a gostar bastante da experiência.

Penso que é normal, quando se inicia um novo 'hobby', estar mais atento a tudo que se relaciona com o mesmo, sobretudo no desporto onde normalmente procurámos referências para aprendermos e evoluirmos. Eu não fujo a essa regra.

Talvez por isso, sexta-feira passada, depois de mais uma forte ''tareia' e enquanto repunha de forma moderada parte das calorias dispensadas, não pude deixar de prender a minha atenção no programa televisivo que passava na altura. Fiquei maravilhado!

O Karate quando executado com coordenação e precisão resulta em movimentos de belo efeito. Já tive o privilégio de os presenciar ao vivo durante o treino, mas nenhum se comparou ao movimento que pude vislumbrar na televisão.

A elegância do movimento, a precisão do golpe, a perfeita harmonia entre corpo e mente, o respeito pelo oponente foram tudo coisas ficaram gravadas na minha retina e que achei devia partilhar com todos vós, independentemente de gostarem ou não desta modalidade.


by nsalta

Para quem não tem sensibilidade para esta modalidade, gostaria só de chamar à atenção que este golpe executado de forma leviana ou por um atleta menos qualificado poderia ter graves consequências para o seu opositor, o que torna ainda mais impressionante a observação do mesmo.

LG

* Abstém-te de Comportamentos violentos

domingo, 1 de novembro de 2009

Parabéns ao moço de recados

Continuo a achar Domingos um moço de recados, mas tenho de reconhecer que soube tirar partido da sua subserviência para a colocar a favor do Braga.

Há tempos, quando escrevi a primeira vez sobre este treinador, dise que o Braga se iria arrepender da escolha. Para já o tempo vai-me desmentindo, mas ainda tenho a mesma convicção. No fim cá estarei para dar o braço torçer se for o caso disso (Devo dizer que o sporting neste aspecto não me está a ajudar nada :).

Quanto ao jogo de hoje,  pela atitute colocada em campo, a haver um vencedor teria de ser o Braga. Não me pareceu que em termos futebolísticos o Braga tivesse sido superior. O Benfica, mesmo sem jogar tão bem como em outras ocasiões, dispôs de ocasiões suficientes para conseguir trazer outro resultado.

Quanto à arbitragem, penso que deve e será esmiuçada por todos aqueles que o têm feito até aqui e a conclusão será óbvia: O Benfica foi beneficiado :). Eu da minha parte, subscrevo na íntegra as palavras do Luisão na 'flash interview'.

Tenho de rever as imagens do lance que antecede a confusão no túnel, não me pareceu que tivesse havido motivo para tanta confusão, mas o calor humano que acompanha o Benfica tem aquecido os estádios por isso até nem me admira muito estas reacções.

Uma nota negativa para Maxi Pereira. Esteve simplesmente horrível durante o jogo inteiro. Pelo que tenho visto nos últimos jogos, penso que o Rúben Amorim poderá ter ganho algum terreno na luta pelo lugar de lateral direito.

LG

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Afinam em que ficamos?

Como é? Não era o Belenenses que há mês e meio atrás era uma equipa muito fraquinha?...

Realmente, não conseguir mais do que um empate em Alvalade e outro no Dragão, é equipa para descer.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Os gestos esmiuçados

Ficou meio mundo indignado com o gesto de Jorge Jesus a dizer para jogarem os 4 defesas em linha, interpretando-se que estava a dizer ao Morsa Machado que já estava a levar 4 na bolha. Em defesa do menino Jesus, aqui ficam exemplos de outras indicações, para demonstrar que estava de boa fé.

Jogar com um trinco
Jogar com 2 pontas de lança lado a lado
Já chega, eu disse POUCOS GOLOS!
Já pelos lados do Dragão, as indicações são outras:

A gozar com o último classificado quando o humilhava por 2-1
Só peço um golinho em fora de jogo!
Vá lá, ofereço-te este relógio!
Lá se foi mais um relógio!
Fucile, psssch cala-te!
A tirar líderes de claque do nariz.


Antevisão da próxima visita à luz:

Pinto da Costa volta a sentar-se no banco.
A fazer contas de quantos vai levar para casa.
Ou será uma mão cheia?
A engolir uns sapos.
A ser perseguido pelos Super Dragões
Depois de lhe partirem os dentes.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Euforias!

Devo dizer que por natureza sou uma pessoa pouco dada a euforias. Talvez por essa razão vejo-me obrigado a fazer um comentário acerca de Jorge Jesus.

Até aqui Jorge Jesus sempre foi ponderado no seu discurso, procurando sempre ser o travão de uma onda eufórica que se vislumbrava em cada benfiquista. Nas sua intervenções, Jesus alertou várias vezes os benfiquistas para o facto da pré-época ser longa, de nem sempre ser possível marcar muitos golos, etc., etc..

Foi nesse contexo que interpretei as suas declarações antes do jogo, com o nacional da morsa machado, no sentido deste ser um jogo para poucos golos. Há quem diga que Jesus se enganou. Eu não penso assim.

Terminado o jogo, só posso concluir que Jesus deixou de ser o travão da euforia e passou a ser o acelerador da mesma. Como pensam que os adeptos vão reagir no futuro quando ouvem o seu próprio treinador dizer que um resultado de 6-1 peca por escasso (jogo com poucos golos nas palavras dele)?

Como disse não sou dado a grandes euforias, por mim mantinhamos a bitola nos 4-0.

LG

Assim não vale!

Oh Jesus, então a dizer que o jogo ía ter poucos golos? Vai enganar outro pá!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O melhor da aldeia

Esta notícia é mesmo para rir.
O Fucile diz que "A melhor equipa a jogar em Portugal? O FC Porto, seguramente.", e é título de notícia, depois quando se lê lá se percebe que não é por fanatismo que o diz ou por ter algum problema psicológico, é mesmo porque só vê os jogos do Porto... está explicado!


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mais um

O Jesus bem avisou que o jogo ia ter muitos golos...
Mais uma bela equipa que depois de passar no inferno da luz passa a equipa "fraquinha", quando vierem adversários a sério é que vai ser..., mas o que nos vale são as bolas paradas, senão ficava 4-0!
Enfim, nunca mais acaba a pré-temporada...


domingo, 18 de outubro de 2009

Jornalismo de Investigação

Este fim de semana tivemos mais uma vez o privilégio de observar o jornalismo de investigação da TVI.

Decorria o jogo Monsanto - Benfica quando um dos sagazes jornalistas da dita Tv deslinda o mistério da camisola 23. Para quem não viu o jogo, refiro-me ao facto caricato de Filipe Menezes ter entrado para a segunda parte com uma camisola do David Luiz, fazendo com que existissem duas camisolas iguais em jogo.

Maravilhado com o seu poder de observação, o jornalista em questão, tratou imediatamente de avisar o seu colega de campo, para que este cumprisse o deu dever cívico e efecuasse o papel de bufo junto do quarto árbitro (não o nosso, que está sempre atento ao contrário dos restantes :)). Esta situação teve como resultado líquido um cartão amarelo ao jogador em questão. Seguiu-se como é óbvio a sessão, nos moldes habituais daquele canal, de (auto)propaganda da descoberta em directo e exclusivo da TVI.

Esta situação acabou por ser irrelevante no jogo em causa, mas penso que é inaceitável a interferência externa nos acontecimentos de um jogo. Imaginem agora que este era um jogo com maior grau de dificuldade e que o jogador em causa até ja tinha um amarelo. Se na situação real as consequências foram nulas, neste cenário a influência nos acontecimentos seria muito mais evidente e com clara influência no desenrolar do jogo.

Terá a ERC algo a dizer sobre o dever de isenção dos jornalistas? Terão a Federações e as Ligas previsto este tipo de situação de forma a agir ou decidir em conformidade?

LG

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O problema das estatísticas

Se formos ver as estatísticas, Edinho, em 30 minutos fez mais golos pela Selecção do que Ronaldo em 10 jogos...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Os cães ladram...

Parece que está difícil de terminar a pré-temporada no Benfica, quando vierem os jogos a sério é que vai ser.
Está a pôr tanta gente nervosa que até o "Papa" parece que ressuscitou das cinzas. Depois de meses sem abrir a boca, vem mandar duas atoardas, mas parece estar a perder qualidades. Primeiro agradeceu aos olheiros do Benfica a contratação do Falcao, o que só realça a incompetência dos olheiros do FCP. Agora vem dizer que "O grande adversário do F.C. Porto no campeonato é o Braga e não o Benfica", admitindo desde já que o título vai ser difícil e vai lutar pelo segundo lugar. Enfim, já vi o "Papa" em melhores dias...

Mas parece que o nervosismo se alastrou aos lagartos, o "Beto-Court" que há uns meses atrás elogiava o Benfica por encher os estádios e empolgar os adeptos, palavras sinceras e que caíram muito bem pelos lados de Alvalade, vem agora criticar o fundo de investimento do Benfica e o esbanjar de dinheiro em contratações.

Está tudo a ficar louco e até os "paineleiros" da TV querem fazer crer que o Benfica está a ser beneficiado pelas arbitragens e que só marca golos de bola parada.
Quanto às arbitragens, tenho pena de não estar esta época a fazer o Levado ao Colo, para se ver como está a contabilidade. Já quanto aos golos, como diria Cavaco, "e é crime marcar golos de bola parada?" mas já agora ficam as contas para não haver dúvidas:

Golos de bola parada:
SLB - 13
FCP - 5
SCP - 2

Golos de bola corrida:
SLB - 11
FCP - 10
SCP - 6

Temos mais golos marcados no total, temos mais golos marcados de bola parada, temos mais golos marcados de bola corrida, que outros argumentos têm "mais" para nos deitar abaixo?



terça-feira, 22 de setembro de 2009

F.C. Porto B ou C

Depois do F.C. Porto ter perdido com o F.C. Porto B, o F.C. Porto C quase que fazia um brilharete em Alvalade. Os 5 jogadores emprestados à Olhanense, Ventura, Tengarrinha, Castro, Ukra e Rabiola, foram titulares, tendo 2 deles marcado. Estou para ver quantos estarão lesionados daqui por 15 dias...

domingo, 20 de setembro de 2009

Até quando?

Afinal, a pré-época está a prolongar-se por mais uns tempos, há quem diga que é só até ao Natal e que depois se vai esgotar este futebol do Benfica, cá estaremos para ver.

Para já, 3 pontos de avanço sobre FCP e 6 sobre o SCP (com menos 1 jogo), havendo para a semana um FCP-SCP onde pelo menos um deles irá perder pontos, a coisa para já está animadora.
E que o Benfica está diferente dos últimos anos, está, apesar de alguns continuarem a achar que é mais do mesmo.

http://forumbenfica.blogspot.com/2009/09/este-benfica-e-uma-desilusao.html

domingo, 6 de setembro de 2009

Selecção

Suponho que os detractores do Scolari devem estar quase a festejar o facto de irmos ver o mundial de 2010 sem o Brasil B...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A caminho do penta!

Realmente está-se no caminho do penta, mas só na época de 2013/14 será concretizado.
Eu hoje a comentar que o jogo ía ficar 15-0, afinal não estive muito longe. Isto foi só para ver quem manda e passarmos os andrades. Agora só falta passar o F.C. Porto B para fazermos como a Águia Vitória e olharmos para todos de cima para baixo, mesmo com Falcões a rondar.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vale tudo menos tirar olhos!

Depois de um enxerto de porrada no Adriano para o por na linha, agora é o motorista de Pinto da Costa que atropela um jornalista e perante as indicações da autoridade para abrandar, faz orelhas moucas e nem se dignou a parar para saber em que condições ficou o reporter atropelado.
Mais uma demonstração de quem é que manda em quem e quem está acima da lei ou não.

No fundo, vale tudo menos tirar olhos excepto tocar no Hulk.

Já agora, agradecia que começassem uma nova campanha para proteger os grandes artistas da bola, uma vez que ao longo da época passada e também no total das duas jornadadas já disputadas desta época, o jogador que mais faltas sofreu não foi o Hulk, o Mantorras ou o Liedson mas sim o Bruno Gama, actualmente ao serviço do GRANDE RIO AVE.

sábado, 22 de agosto de 2009

Aceitam-se apostas...

...para saber quantos jogos vai passar o Givanildo sem receber um cartão amarelo.

O FC Porto iniciou depois da última jornada a campanha "Deixem jogar o Mantorras - Parte II".

Tenho no entanto de admitir, que o estilo desta campanha é muito mais sofisticado que a original. Claro que neste caso, ao contrário do Mantorras, é preciso disfarçar a agressividade do Givanildo e só por isso a campanha tinha mesmo de ser diferente.

Começaram por anunciar uma clausula de rescisão de 100 milhões (se aparecer uma proposta em que falte apenas um euro terei todo gosto em suportar a diferença) alegando, com hipocrisia, que uma das razões para tais valores era a defesa do futebol Português (não sei como é que nunca vi a imagem do Pinto da Costa com o cachecol do Sporting na final da taça UEFA em Alvalade...).

Uma vez anunciado o papel de beneméritos, avançam para a desculpabilização do ingénuo Givanildo que é um incompreendido pelos árbitros nacionais (e parece que pelos Japoneses também). Por curiosidade, caso alguém tenha esses dados, gostaria de saber quanta pancada sofreu o Givanildo até chamar carinhosamente Filho da P**a ao Carlos Xistra, ou quantas mais sofreu quando de forma ingénua espetar uma estalada ao jogador do Paços Ferreira. Este último lance foi tão casual e normal que três colegas tiveram que o chamar à atenção, entre eles, pasmem-se os leitores, estava Bruno Alves.

A campanha termina, até ver, com o destaque mediático da 1ª Página de hoje do "O Jogo", com a subtileza de pressionar directamente um determinado árbitro. Estou curioso em saber quando este árbitro será nomeado novamente para um jogo do FC Porto e qual a postura que terá nessa altura.

LG

O FC Porto sabe negociar em Democracia!

Nos últimos dias, após um longo período de impasse, foi dado o pontapé (murros, chapadas, etc) de saída para mais uma etapa de negociações com o jogador Adriano. Inicialmente bastante falador, Adriano ficou sem palavras perante os argumentos e condições que lhe foram oferecidas acabando, aparentemente, por assinar o acordo proposto (Parece, que desta vez há fortes razões para demorar cerca de 5 minutos a assinar...)

Esta situação, juntamente com outras situações que ocorreram num passado recente neste mesmo clube, lembraram-me uma frase dita recentemente (por alguém que desconhece quando começou a Democracia em Portugal), e que penso ganhar mais sentido se for posta desta forma:

"O FC Porto sabe negociar em Democracia!"

LG

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Melhor exibição da época

Depois de ter visto o jogo do sporting deparei-me com esta afirmação do seu treinador:

"Foi um bom jogo do Sporting e talvez a melhor exibição desta temporada. Mas foi um jogo com muitas condicionantes, em que acusámos algum desgaste depois de termos ficado com 10 jogadores", observou Paulo Bento na entrevista rápida da RTP. (in Record)

Penso que esta frase revela bem a falta de ambição de Paulo Bento. Foram várias as ocasiões em que achei que o sporting não fez mais por se acomodar e sobretudo por não arriscar na procura de melhores resultados. Lembro por exemplo o decisivo Porto - Sporting da época passada, em que cabia claramente ao sporting a busca do resultado e foi notória a opção de preservar o empate em detrimento de perseguir a vitória.

O sporting hoje fez um bom jogo, mas dizer que este jogo foi a melhor exibição da temporada é colocar a fasquia muito baixa. Depois desta frase, como é que Paulo Bento poderá pedir mais aos seus jogadores?Que esperanças de melhorias deixa para os seus adeptos?

Os próprios adeptos parecem sofrer do mesmo mal, senão reparem no título do comentário de um adepto sportinguista sobre o jogo de hoje:

"
Ladroagem, ingenuidade e alguma azelhice ditam afastamento do Sporting..."

Deixando de parte a referência ao árbitro (característica que já considero genética) reparem que o próprio adepto já antevê o afastamento do sporting!!!? Então a elminatória não tem dois jogos? é impossível o sporting ganhar à fiorentina em Itália?

Descrença, falta de ambição e conformismo parecem ser os sentimentos que vão acompanhar o sporting esta época.

LG

O moço de recados - Parte II

António Salvador, líder do Braga, responsabilizou, ontem, Jorge Jesus pela eliminação europeia do Braga com o Elfsborg. "O Domingos foi vítima de um mau planeamento. Quatro semanas é claramente pouco tempo para preparar um jogo oficial (Elfsborg). Não foi o Domingos que planificou a pré-época, mas sim o treinador que cá estava (Jorge Jesus). Quando tudo foi planeado, eu não sabia que ele ia sair. Não sei se ele sabia, mas foi ele que planeou toda a época", atirou, assumindo depois parte da culpa. "O planeamento foi da estrutura do clube, mas naquela altura o reinador marcou aquelas datas.
Agora, temos a perfeita noção de que foi pouco", acrescentou, vincando que houve outros problemas. "O Domingos teve de se confrontar com uma série de lesões e outros problemas que vocês não sabem. Depois, apanhámos uma equipa com outro andamento. Se jogássemos daqui a 15 dias poderíamos passar",contou, certo de que a liderança na Liga é um bom resságio. "Temos uma boa equipa e uma equipa técnica de qualidade", garantiu.

in o Jogo

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O tempo cura tudo

O ex-guarda redes da Selecção Nacional Ricardo acaba de saber oficialmente que foi dispensado o recém-despromovido Bétis de Sevilha.
Trata-se, provavelmente, da primeira ve na história do Futebol que um guarda-redes vice campeão da Europa fica sem clube em idade perfeitamente aceitável para jogar futebol.

Deve ser classe a mais...

sábado, 1 de agosto de 2009

O moço de recados!

Confesso que estou dividido!

Simpatizei e simpatizo com o Braga e foi com pena que vi obter um resultado comprometedor na última jornada Europeia. O mesmo não posso dizer do seu actual treinador. Foi este sentimento que me fez sorrir parcialmente com esta derrota.

Nunca apreciei Domingos Paciência como jogador nem como teinador e, recentemente, ao observar o seu comportamento de moço de recados, fiquei com a sensação que também não iria simpatizar com a personagem.

Infelizmente, palpita-me que o Braga vai pagar caro esta aposta.

LG

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Passe precise



Sir Bobby Robson morreu hoje aos 76 anos. Uma personagem única que apaixonou todos os portistas e os que gostavam do seu futebol.


"Em finais de 1993, Sousa Cintra depois de um desaire Europeu com uma equipa Austríaca demite Sir Robson com o Sporting em 1º no campeonato... Pinto da Costa não hesita, «despacha» um «finito» Tomislav Ivic e contrata Bobby Robson.
O futebol do FC Porto ganhou outra vida, outra magia, os jogadores voltaram a sorrir. Os treinos nas Antas deixaram de ser cinzentos e ganharam cor.

O FC Porto deixou de jogar com 4 trincos e Kostadinov isolado na frente. «passe precise» começou-se a ouvir bem alto, era o Mister a aconselhar os seus meninos.

Aquela equipa que Ivic enchera de fantasmas ressuscitara e chega às meias finais da Liga dos Campeões Europeus caindo em Camp Nou a uma só mão. O Campeonato não se salvou (2º lugar) mas ganhou-se a Taça de Portugal batendo o Sporting na final para desespero de um arrependido Sousa Cintra que até no campeonato se espalhou ao comprido (3º lugar).

João Pinto ergueu a Taça sob uma «chuva» de garrafas e pedras arremessadas pelos alfacinhas elitistas que se gabam de um fair-play que aí ficou evidente... João Pinto não teve medo, nunca teve aliás, e Bobby Robson chegou a dizer que ele tinha 4 corações. O capitão desceu as bancadas de forma destemida e entregou o troféu a Robson que o ergueu mas não em vingança contra os Leões, sorriu, sorriu muito, mas sempre com o olhar na plateia azul e branca. Ele sabia o quanto gostavam dele e aqueles homens da Invicta eram agora as suas tropas, sempre prontas a defenderem um clube que todos, honestamente, têm que admitir ser especial. E nessa altura, emocionado, deixei cair uma lágrima, aquele Inglês era um Senhor de quem eu já me «apaixonara» enquanto seleccionador inglês quando lá jogava um jogador que me enchia as medidas, Gary Lineker.Foi com toda a naturalidade que Robson venceu os 2 próximos campeonatos pelo FC Porto, em 94-95 no ano fatídico da morte do «seu menino» Rui Filipe e no ano seguinte 95-96, ficando assim ligado aos 2 primeiros títulos de um histórico PENTA. Aliás, no final da época 93-94 já se sentia que o FC Porto que Robson reerguera iria com tranquilidade dominar o futebol Nacional nos próximos tempos. O futebol que os seus meninos jogavam era delicioso, arrebatador, um show de bola que tantos sorrisos provocava em Sir Robson.


Mister Robson, acredite que não o deixaremos nunca cair no esquecimento. Sabemos que vai lutar, enquanto lhe for possível, contra essa terrível doença. Sempre foi um Campeão. Mas no dia que o inevitável suceder, saberá, por certo, que no nosso coração a sua vida será sempre eterna. O seu sorriso será sempre recordado. "

In bibo-porto-carago.blogspot.com

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sporting em queda

No Sporting já tinham o Levezinho que cai frequentemente, agora vem outro avançado que "Caicedo". Para compensar, o Miguel Veloso e o Rochemback não caem, rebolam já o Paulo Bento, independentemente disso tudo dificilmente cairá e o Vukcevic, se se arma em parvo como na época passada, pode nem sequer se levantar, do banco.

À Pedrada

Não sei, nem quero saber, quem atirou a primeira pedra no já célebre Sporting vs Benfica que decidia o campeonato de Júniores.

No entanto de uma coisa tenho a certeza, a decisão tomada lesa sobretudo o futebol e abre caminho a que situações destas se voltem a repetir, com estes ou com outros intervenientes.

Salvaguardando o facto de tal não ser possível pelos regulamentos, o castigo devia ter sido de modo a que ambas equipas ficassem com menos pontos que o 3º classificado, passando este a ser o novo campeão.

LG

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Discurso coerente

Após novo jogo sem vencer, desta vez um empate a 2 em Guimarães, Paulo Bento continua com discurso coerente: "Não se pode sofrer 2 golos em 5 minutos".

Acho que deviam começar a fazer um abaixo assinado propondo a redução do tempo de jogo de 90 para 85 minutos...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Início fulgurante

Quem está a começar bem a época é o Sporting, com 2 derrotas em 3 jogos.
Parece que neste faltou alguma imaturidade e "Houve 5 minutos em que não soubemos gerir o jogo".

Quanto à imaturidade, é o problema de ser a melhor escola de formação do país, falta é depois colocá-los no mercado de trabalho. De resto, acho que 5 minutos até é um exagero, se não contassem os 2 segundos em o Feyenoord fez os 2 remates, o Sporting tinha ganho!

domingo, 19 de julho de 2009

Obrigado Pedro. Conta connosco.


"Estou a viver um misto de emoções. Sinto uma extrema alegria por poder desfrutar deste momento na vossa companhia, mas também uma enorme tristeza por tudo o que isto representa", referiu antes de ser interrompido por uma estrondosa saudação dos adeptos que fizeram questão de o escutar de pé. Seguiram-se as palavras para as muitas vitórias vestido de azul e branco ao longo dos últimos sete anos. "É com satisfação que partilho esta alegria com vocês, tal como partilhei muitas outras. Este é um clube que vive de vitórias, tal como eu. Agora, vou entrar num novo ciclo da minha vida, para o qual conto com o vosso apoio".
...
"Neste clube, fui muito feliz, não só desportivamente, mas também a nível pessoal. Antes de me despedir, quero endereçar mais dois agradecimentos: o primeiro ao presidente, porque me ofereceu a possibilidade de ter vindo para este grande clube; o outro é para a minha família".

Recordes e Recordações

Parece que ali para os lados do estádio do cavalo marinho foi batido mais um record… SISOko foi o autor desta nova proeza ao demorar menos de 3 minutos a assinar pelo Lyon. Segundo fontes bem bebidas, a assinatura podia ter sido um pouco mais rápida não tivesse ele parado a pensar no historial do clube que abandona (parece que durou cerca de 3 segundos, o resto do tempo ficou a dever-se à deficiência já abordada neste Blog). Parece que o mesmo problema também já havia acontecido com Gonzalez ao assinar pelo Marselha.

A SAD portista, tendo em conta o sucesso de SISOko, já pensa até em estender o programa novas oportunidades ao resto do plantel. Esta medida parece ter sido bem recebida no plantel portista, tendo Bruto Alves sido dos primeiros a manifestar interesse em participar no programa.

Entretanto, a preparação da nova época no Centro de Estágios da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia parece bem encaminhada, a avaliar pelo que se pode observar no amigável(?) frente ao Leixões. Tatuagem Meireles mostra que quem sabe nunca esquece,



e que quem esquece tem de ser lembrado,



LG

sexta-feira, 17 de julho de 2009

F-A-L-C-Ã-O

Sem deficiência deve-lhe ter demorado 30 segundos para assinar...
Não... Espera... Teve de pensar em jogar a Champions, que o Porto é Tetra Campeão e na carreira dos jogadores que por cá têm passado... Vá lá:3 minutos.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Este tipo é um Poeta...

Equilíbrio matemático

JORGE MAIA

Nunca fui grande coisa a matemática. Aliás, foi essa inépcia para lidar com as abstracções da álgebra que me afastou de uma brilhante carreira como físico nuclear. Ainda hoje, apesar de ter conseguido perceber os fundamentos básicos da matemática - leia-se somar e subtrair - continuo a sentir dificuldades nos exercícios mais complicados, tipo divisões e multiplicações. Ontem, por exemplo, reparei na preocupação de alguns adeptos portistas com o título de um jornal que garantia que o Benfica já joga o dobro e fiquei na dúvida: Joga o dobro de quê? É que, não há assim muito tempo, não faltava quem escrevesse nesse jornal que o Benfica não jogava nada. Ora, a minha matemática não é grande coisa, mas estive a fazer aqui uns rabiscos e, com a ajuda da calculadora, percebi que o dobro de nada é coisa nenhuma. O que me leva a concluir que o jornal errou por defeito: para conseguir ganhar ao Shakhtar, mais do que o dobro, o Benfica deve ter jogado para aí o triplo ou o quádruplo. Pelo menos. Já o FC Porto não deve ter jogado mais do que quatro-quintos do que jogou o ano passado para bater o Tourizense. Ora, com o Benfica a jogar o quádruplo e o FC Porto a jogar quatro-quintos, isto promete ser equilibrado.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Deficiência?

O Cebolada diz que assinou pelo FCP em 5 minutos, agora é o Álvaro Pereira a dizer que assinou pelo FCP em 4 minutos... não sei que tipo de deficiência têm, mas eu acho que até com os pés conseguia escrever mais rápido o meu nome.





2 x 0 = 0 ...

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Portugal Islâmico?

Em Dezembro Portugal vai-se tornar um país islâmico!
Vamos ter 6 milhões de benfiquistas a gritar "vai-te embora Jesus"

Ele não sabe mas nasceu em campanhã


Quando chegou prometeu deixar tudo em campo pela camisola do FC Porto. Foi o que fez em todos os jogos. Todos. Um jogador à Porto. E dos rijos... Daqueles que já não se fazem.

Mas é essa a sua maior qualidade. E isso só vale 24 Milhões para nós...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Negócios Marroquinos

Lisandro foi vendido ontem por 24 milhões de euros. Mais um grande negócio do Porto que, dentes à parte, começam a ser rotineiros.

A venda de Lisandro aparentemente (e especulando um pouco) teve já uma consequência directa, a desistência do Benfica na aquisição do falcão.

Confesso que não conheço o jogador em causa e por isso não posso dizer que o Benfica fica a perder, sobretudo se se confirmarem os rumores que rival do norte é o destino do referido jogador. No entanto, mais uma vez o Benfica prolonga desnecessariamente as negociações por um jogador em que estava interessado. O comunicado sobre o desinteresse no jogador aparece tarde e aparenta ser mais um ‘lavar da cara’ do que uma posição negocial.

Continuando a especulação, e se o Benfica continuar a manter este tipo de negociação ‘marroquina’ para baixar algumas migalhas aos preços/salários dos jogadores, parece-me que a supresa anual do Dragão se vai chamar Reyes, sobretudo com a saída o Lisandro.

LG

domingo, 5 de julho de 2009

Agora joga 45... E descansa duas jornadas...

em "O Jogo"

Líder clínico diz que Aimar "estava arrumado"

O director clínico encarnado, João Paulo Almeida, sublinhou ontem o trabalho do departamento médico das águias com Aimar, ele que... estava acabado no país vizinho."O Aimar já não fazia 20 jogos seguidos há muito tempo. Em Espanha, estava arrumado. Deu-nos muito trabalho, mas, com a entreajuda de médicos, fisiologistas, fisioterapeutas e até da nutricionista, conseguimos reabilitá-lo", adiantou, esclarecendo que, neste momento, o camisola 10 "não merece qualquer preocupação".O médico abordou a questão no âmbito da parceria dos encarnados com o hospital dos Lusíadas - ainda ontem estavam 11 jogadores a fazer mais exames nesta unidade hospitalar - e, apesar de explicar que "há sempre coisas a afinar", garante que, até agora, "tudo tem corrido dentro da normalidade". "Uma das preocupações principais é a morte súbita", vinca João Paulo Almeida, que na próxima época só espera "ganhar" e manter... as poucas lesões de 2008/09."Gostava de ter uma época tão tranquila como a última. O Benfica esteve entre os dois/três clubes que menos lesões tiveram na Europa, fruto de uma prevenção de lesões que adaptámos da FIFA", esclareceu o responsável clínico.

Quem diria!!! Aguém poderia quantificar??

Já não vai ser um Lucho... Pelo menos não o mesmo.

Adeus Comandante!

Em pelo menos 20 anos que me lembro de ver Futebol e seguir o F.C. do Porto não me lembro de nenhum jogador que, como ele, tenha interpretado com tanta descrição e classe o ser jogador "à Porto". Deixa saudades e uma marca.

sábado, 4 de julho de 2009

A bater no fundo

Não é este o Benfica com que me identifico. O nível dos dirigentes está ao nível dos resultados que se têm obtido, muito maus.
Não me venham dizer que o FCP ou o SCP são os principais adversários. Nesta novela toda, têm estado calados (e a rir-se por dentro concerteza) e é o Benfica que se vai auto-mutilando, dando uma imagem degradante, de falta de rumo, de nível, de competência.
O que vai valendo é que somos um país maioritariamente católico, e enquanto houver fé em Jesus a coisa vai-se aguentar, vamos ver até quando.

P.S: eu sou ateu.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Coincidência ou boa visão de jogo...





iRracional

Antes fosse um slogan da Apple, mas não, o i é mesmo de negação.
O lado irracional do futebol, volta a vir ao de cima, para ninguém se ficar a rir, as 3 claques dos "grandes" armaram barulho: SCP/SLB e FCP.

Os primeiros queriam dar uma pedrada no charco neste defeso que está morno, só que esqueceram-se que estava gente no charco. Os segundos, coitadinhos, foram provocados por 2 ou 3 jovens que estavam na esplanada e por isso partiram tudo o que estava à volta.

P.S: Espero que a alcunha do Saviola, o "conejo", signifique que tem bons dentes...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Falsa 'preMONIZção'...

A meu ver o SLBê perde pelo menos em três frentes:

  1. Perde-se o potencial da Benfica Tê Bê... ( as telequiquejisusnovelas vão continuar a ser uma realidade... );
  2. A prioridade à produção nacional no que respeita a ficção (ficção = contratações) vai continuar em segundo plano;
  3. Lá se vai o implante de botox no joelho do Mantorras...

Muito mau era se na 2ª circular alguém levasse um soko nos dentes no valor de 15 M€...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O novo profeta

Há cerca de 2000 anos foi cruxificado e passou a ter biliões a adorá-lo, esperemos que agora o "Inferno da Luz" não sirva para queimá-lo e ter (10-6) milhões a venerá-lo.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cheque Dentista.

FC Porto intercede junto de José Sócrates para alargamento do programa Cheque Dentista.

LG

terça-feira, 16 de junho de 2009

De "Special a normal one"!

A avaliar pelas últimas notícias, José Mourinho pretende reencontrar-se na próxima época com os seus antigos pupilos Deco e Ricardo Carvalho.

Nestas últimas temporadas, Mourinho parece cada vez mais optar pela aquisição de jogadores de créditos já reconhecidos em vez de apostar em jogadores relativamente desconhecidos (ainda que acompanhados por outros mais experientes), catapultando-os em seguida para o estrelato, tal como o fez noutras épocas.

A par da sua política de aquisições, o seu estilo de futebol está cada vez mais cimentado no pragmatismo dos (bons) resultados que normalmente conduzem a exibições cinzentas em detrimento de um futebol mais bonito (com o qual também teve bons resultados) como o que se viu na sua primeira época no chelsea e no ano em que venceu a Taça UEFA.

Do Mourinho original, chamemos-lhe assim, mantém-se inalterada a mestria com os midia e as suas polémicas premeditadas, característica esta que talvez ainda segure o 'special' em vez do 'normal'.

LG

segunda-feira, 15 de junho de 2009

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Rumo ao Penta

Boas,
Cá estaremos.
O título é mesmo só para dar o mote!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pontapé de saída

Este é o início de um blogue com múltiplos autores, em que o tema central será o Futebol e em que vai valer tudo, até tirar olhos.