sexta-feira, 31 de julho de 2009

Passe precise



Sir Bobby Robson morreu hoje aos 76 anos. Uma personagem única que apaixonou todos os portistas e os que gostavam do seu futebol.


"Em finais de 1993, Sousa Cintra depois de um desaire Europeu com uma equipa Austríaca demite Sir Robson com o Sporting em 1º no campeonato... Pinto da Costa não hesita, «despacha» um «finito» Tomislav Ivic e contrata Bobby Robson.
O futebol do FC Porto ganhou outra vida, outra magia, os jogadores voltaram a sorrir. Os treinos nas Antas deixaram de ser cinzentos e ganharam cor.

O FC Porto deixou de jogar com 4 trincos e Kostadinov isolado na frente. «passe precise» começou-se a ouvir bem alto, era o Mister a aconselhar os seus meninos.

Aquela equipa que Ivic enchera de fantasmas ressuscitara e chega às meias finais da Liga dos Campeões Europeus caindo em Camp Nou a uma só mão. O Campeonato não se salvou (2º lugar) mas ganhou-se a Taça de Portugal batendo o Sporting na final para desespero de um arrependido Sousa Cintra que até no campeonato se espalhou ao comprido (3º lugar).

João Pinto ergueu a Taça sob uma «chuva» de garrafas e pedras arremessadas pelos alfacinhas elitistas que se gabam de um fair-play que aí ficou evidente... João Pinto não teve medo, nunca teve aliás, e Bobby Robson chegou a dizer que ele tinha 4 corações. O capitão desceu as bancadas de forma destemida e entregou o troféu a Robson que o ergueu mas não em vingança contra os Leões, sorriu, sorriu muito, mas sempre com o olhar na plateia azul e branca. Ele sabia o quanto gostavam dele e aqueles homens da Invicta eram agora as suas tropas, sempre prontas a defenderem um clube que todos, honestamente, têm que admitir ser especial. E nessa altura, emocionado, deixei cair uma lágrima, aquele Inglês era um Senhor de quem eu já me «apaixonara» enquanto seleccionador inglês quando lá jogava um jogador que me enchia as medidas, Gary Lineker.Foi com toda a naturalidade que Robson venceu os 2 próximos campeonatos pelo FC Porto, em 94-95 no ano fatídico da morte do «seu menino» Rui Filipe e no ano seguinte 95-96, ficando assim ligado aos 2 primeiros títulos de um histórico PENTA. Aliás, no final da época 93-94 já se sentia que o FC Porto que Robson reerguera iria com tranquilidade dominar o futebol Nacional nos próximos tempos. O futebol que os seus meninos jogavam era delicioso, arrebatador, um show de bola que tantos sorrisos provocava em Sir Robson.


Mister Robson, acredite que não o deixaremos nunca cair no esquecimento. Sabemos que vai lutar, enquanto lhe for possível, contra essa terrível doença. Sempre foi um Campeão. Mas no dia que o inevitável suceder, saberá, por certo, que no nosso coração a sua vida será sempre eterna. O seu sorriso será sempre recordado. "

In bibo-porto-carago.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A censura ainda não chegou a este blogue, pelo que podem comentar, criticar ou insultar, conforme o nível e educação de cada um.