É o que infelizmente parece que me vai acontecer este ano!
Uma má preparação do plantel parece-me ser o erro mais evidente deste benfica 2010/11. Penso que todos, benfiquistas ou não, sabíamos quais os jogadores com fortes possibilidades de saída. Eu ordenaria a lista da seguinte maneira:
Ramires - Os acordos existentes, como o próprio presidente confirmou, e a sua qualidade como jogador faziam dele uma saída quase confirmada.
Di Maria - Uma excelente época (que não sei se volta a repetir) já indiciava a sua saída.
David Luiz - A sua qualidade e o crescimento que tev,e aliada a sua juventude que lhe confere uma enorme margem de pogressão, fazem dele um alvo bastante apetecível.
Fábio Coentrão - Se não fosse o mundial que fez, a minha lista de potenciais saídas ficaria resumida aos três anteriores.
O mais lógico seria preparar a substituição destes jogadores. Relativamente a David Luiz até aceito (apesar de não achar) que a alternativa em mente fosse o Sidnei com a contratação do Fábio Faria para o futuro. Relativamente ao Coentrão, parece-me que a SAD está a caminhar nesse sentido tendo em conta as notícias do interesse em Traoré. Apesar do negócio não se ter concretizado quero acreditar que será encontrada a uma solução alternativa para precaver a mais que certa futura saída deste jogador.
Quanto às duas saídas efectivas, é obvio para todos que não foram colmatadas de nenhuma forma, sobretudo a de Ramires devido ao equilíbrio que ele dava à equipa.
De todas as contratações a única que me pareceu acertada, em termos de estratégia e não em termos de valor futebolístico, foi a de Jara como alternativa a Saviola. As restantes ou são apostas para o futuro (Rodrigo e Alípio), que não fazem sentido quando não se colmatou as lacunas do presente ou redundantes como é o caso de Gaitan, que parece ser mais um jogador para o lugar de aimar e de carlos martins.
Restam ainda Sálvio e Roberto. O primeiro pareceu-me uma resposta ao insucesso do primeiro jogo condimentada por um possível interesse do porto (teoria na qual não acredito). O segundo foi um problema criado por Jesus ou pela direccção, sinceramente não adivinho de quem seja a responsabilidade.
Infelizmente penso que para este campeonato o porto sai claramente à frente, uma vez que manteve quase a totalidade do plantel e colmatou as lacunas que tinha.
LG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A censura ainda não chegou a este blogue, pelo que podem comentar, criticar ou insultar, conforme o nível e educação de cada um.