sexta-feira, 31 de julho de 2009

Passe precise



Sir Bobby Robson morreu hoje aos 76 anos. Uma personagem única que apaixonou todos os portistas e os que gostavam do seu futebol.


"Em finais de 1993, Sousa Cintra depois de um desaire Europeu com uma equipa Austríaca demite Sir Robson com o Sporting em 1º no campeonato... Pinto da Costa não hesita, «despacha» um «finito» Tomislav Ivic e contrata Bobby Robson.
O futebol do FC Porto ganhou outra vida, outra magia, os jogadores voltaram a sorrir. Os treinos nas Antas deixaram de ser cinzentos e ganharam cor.

O FC Porto deixou de jogar com 4 trincos e Kostadinov isolado na frente. «passe precise» começou-se a ouvir bem alto, era o Mister a aconselhar os seus meninos.

Aquela equipa que Ivic enchera de fantasmas ressuscitara e chega às meias finais da Liga dos Campeões Europeus caindo em Camp Nou a uma só mão. O Campeonato não se salvou (2º lugar) mas ganhou-se a Taça de Portugal batendo o Sporting na final para desespero de um arrependido Sousa Cintra que até no campeonato se espalhou ao comprido (3º lugar).

João Pinto ergueu a Taça sob uma «chuva» de garrafas e pedras arremessadas pelos alfacinhas elitistas que se gabam de um fair-play que aí ficou evidente... João Pinto não teve medo, nunca teve aliás, e Bobby Robson chegou a dizer que ele tinha 4 corações. O capitão desceu as bancadas de forma destemida e entregou o troféu a Robson que o ergueu mas não em vingança contra os Leões, sorriu, sorriu muito, mas sempre com o olhar na plateia azul e branca. Ele sabia o quanto gostavam dele e aqueles homens da Invicta eram agora as suas tropas, sempre prontas a defenderem um clube que todos, honestamente, têm que admitir ser especial. E nessa altura, emocionado, deixei cair uma lágrima, aquele Inglês era um Senhor de quem eu já me «apaixonara» enquanto seleccionador inglês quando lá jogava um jogador que me enchia as medidas, Gary Lineker.Foi com toda a naturalidade que Robson venceu os 2 próximos campeonatos pelo FC Porto, em 94-95 no ano fatídico da morte do «seu menino» Rui Filipe e no ano seguinte 95-96, ficando assim ligado aos 2 primeiros títulos de um histórico PENTA. Aliás, no final da época 93-94 já se sentia que o FC Porto que Robson reerguera iria com tranquilidade dominar o futebol Nacional nos próximos tempos. O futebol que os seus meninos jogavam era delicioso, arrebatador, um show de bola que tantos sorrisos provocava em Sir Robson.


Mister Robson, acredite que não o deixaremos nunca cair no esquecimento. Sabemos que vai lutar, enquanto lhe for possível, contra essa terrível doença. Sempre foi um Campeão. Mas no dia que o inevitável suceder, saberá, por certo, que no nosso coração a sua vida será sempre eterna. O seu sorriso será sempre recordado. "

In bibo-porto-carago.blogspot.com

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sporting em queda

No Sporting já tinham o Levezinho que cai frequentemente, agora vem outro avançado que "Caicedo". Para compensar, o Miguel Veloso e o Rochemback não caem, rebolam já o Paulo Bento, independentemente disso tudo dificilmente cairá e o Vukcevic, se se arma em parvo como na época passada, pode nem sequer se levantar, do banco.

À Pedrada

Não sei, nem quero saber, quem atirou a primeira pedra no já célebre Sporting vs Benfica que decidia o campeonato de Júniores.

No entanto de uma coisa tenho a certeza, a decisão tomada lesa sobretudo o futebol e abre caminho a que situações destas se voltem a repetir, com estes ou com outros intervenientes.

Salvaguardando o facto de tal não ser possível pelos regulamentos, o castigo devia ter sido de modo a que ambas equipas ficassem com menos pontos que o 3º classificado, passando este a ser o novo campeão.

LG

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Discurso coerente

Após novo jogo sem vencer, desta vez um empate a 2 em Guimarães, Paulo Bento continua com discurso coerente: "Não se pode sofrer 2 golos em 5 minutos".

Acho que deviam começar a fazer um abaixo assinado propondo a redução do tempo de jogo de 90 para 85 minutos...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Início fulgurante

Quem está a começar bem a época é o Sporting, com 2 derrotas em 3 jogos.
Parece que neste faltou alguma imaturidade e "Houve 5 minutos em que não soubemos gerir o jogo".

Quanto à imaturidade, é o problema de ser a melhor escola de formação do país, falta é depois colocá-los no mercado de trabalho. De resto, acho que 5 minutos até é um exagero, se não contassem os 2 segundos em o Feyenoord fez os 2 remates, o Sporting tinha ganho!

domingo, 19 de julho de 2009

Obrigado Pedro. Conta connosco.


"Estou a viver um misto de emoções. Sinto uma extrema alegria por poder desfrutar deste momento na vossa companhia, mas também uma enorme tristeza por tudo o que isto representa", referiu antes de ser interrompido por uma estrondosa saudação dos adeptos que fizeram questão de o escutar de pé. Seguiram-se as palavras para as muitas vitórias vestido de azul e branco ao longo dos últimos sete anos. "É com satisfação que partilho esta alegria com vocês, tal como partilhei muitas outras. Este é um clube que vive de vitórias, tal como eu. Agora, vou entrar num novo ciclo da minha vida, para o qual conto com o vosso apoio".
...
"Neste clube, fui muito feliz, não só desportivamente, mas também a nível pessoal. Antes de me despedir, quero endereçar mais dois agradecimentos: o primeiro ao presidente, porque me ofereceu a possibilidade de ter vindo para este grande clube; o outro é para a minha família".

Recordes e Recordações

Parece que ali para os lados do estádio do cavalo marinho foi batido mais um record… SISOko foi o autor desta nova proeza ao demorar menos de 3 minutos a assinar pelo Lyon. Segundo fontes bem bebidas, a assinatura podia ter sido um pouco mais rápida não tivesse ele parado a pensar no historial do clube que abandona (parece que durou cerca de 3 segundos, o resto do tempo ficou a dever-se à deficiência já abordada neste Blog). Parece que o mesmo problema também já havia acontecido com Gonzalez ao assinar pelo Marselha.

A SAD portista, tendo em conta o sucesso de SISOko, já pensa até em estender o programa novas oportunidades ao resto do plantel. Esta medida parece ter sido bem recebida no plantel portista, tendo Bruto Alves sido dos primeiros a manifestar interesse em participar no programa.

Entretanto, a preparação da nova época no Centro de Estágios da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia parece bem encaminhada, a avaliar pelo que se pode observar no amigável(?) frente ao Leixões. Tatuagem Meireles mostra que quem sabe nunca esquece,



e que quem esquece tem de ser lembrado,



LG

sexta-feira, 17 de julho de 2009

F-A-L-C-Ã-O

Sem deficiência deve-lhe ter demorado 30 segundos para assinar...
Não... Espera... Teve de pensar em jogar a Champions, que o Porto é Tetra Campeão e na carreira dos jogadores que por cá têm passado... Vá lá:3 minutos.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Este tipo é um Poeta...

Equilíbrio matemático

JORGE MAIA

Nunca fui grande coisa a matemática. Aliás, foi essa inépcia para lidar com as abstracções da álgebra que me afastou de uma brilhante carreira como físico nuclear. Ainda hoje, apesar de ter conseguido perceber os fundamentos básicos da matemática - leia-se somar e subtrair - continuo a sentir dificuldades nos exercícios mais complicados, tipo divisões e multiplicações. Ontem, por exemplo, reparei na preocupação de alguns adeptos portistas com o título de um jornal que garantia que o Benfica já joga o dobro e fiquei na dúvida: Joga o dobro de quê? É que, não há assim muito tempo, não faltava quem escrevesse nesse jornal que o Benfica não jogava nada. Ora, a minha matemática não é grande coisa, mas estive a fazer aqui uns rabiscos e, com a ajuda da calculadora, percebi que o dobro de nada é coisa nenhuma. O que me leva a concluir que o jornal errou por defeito: para conseguir ganhar ao Shakhtar, mais do que o dobro, o Benfica deve ter jogado para aí o triplo ou o quádruplo. Pelo menos. Já o FC Porto não deve ter jogado mais do que quatro-quintos do que jogou o ano passado para bater o Tourizense. Ora, com o Benfica a jogar o quádruplo e o FC Porto a jogar quatro-quintos, isto promete ser equilibrado.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Deficiência?

O Cebolada diz que assinou pelo FCP em 5 minutos, agora é o Álvaro Pereira a dizer que assinou pelo FCP em 4 minutos... não sei que tipo de deficiência têm, mas eu acho que até com os pés conseguia escrever mais rápido o meu nome.





2 x 0 = 0 ...

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Portugal Islâmico?

Em Dezembro Portugal vai-se tornar um país islâmico!
Vamos ter 6 milhões de benfiquistas a gritar "vai-te embora Jesus"

Ele não sabe mas nasceu em campanhã


Quando chegou prometeu deixar tudo em campo pela camisola do FC Porto. Foi o que fez em todos os jogos. Todos. Um jogador à Porto. E dos rijos... Daqueles que já não se fazem.

Mas é essa a sua maior qualidade. E isso só vale 24 Milhões para nós...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Negócios Marroquinos

Lisandro foi vendido ontem por 24 milhões de euros. Mais um grande negócio do Porto que, dentes à parte, começam a ser rotineiros.

A venda de Lisandro aparentemente (e especulando um pouco) teve já uma consequência directa, a desistência do Benfica na aquisição do falcão.

Confesso que não conheço o jogador em causa e por isso não posso dizer que o Benfica fica a perder, sobretudo se se confirmarem os rumores que rival do norte é o destino do referido jogador. No entanto, mais uma vez o Benfica prolonga desnecessariamente as negociações por um jogador em que estava interessado. O comunicado sobre o desinteresse no jogador aparece tarde e aparenta ser mais um ‘lavar da cara’ do que uma posição negocial.

Continuando a especulação, e se o Benfica continuar a manter este tipo de negociação ‘marroquina’ para baixar algumas migalhas aos preços/salários dos jogadores, parece-me que a supresa anual do Dragão se vai chamar Reyes, sobretudo com a saída o Lisandro.

LG

domingo, 5 de julho de 2009

Agora joga 45... E descansa duas jornadas...

em "O Jogo"

Líder clínico diz que Aimar "estava arrumado"

O director clínico encarnado, João Paulo Almeida, sublinhou ontem o trabalho do departamento médico das águias com Aimar, ele que... estava acabado no país vizinho."O Aimar já não fazia 20 jogos seguidos há muito tempo. Em Espanha, estava arrumado. Deu-nos muito trabalho, mas, com a entreajuda de médicos, fisiologistas, fisioterapeutas e até da nutricionista, conseguimos reabilitá-lo", adiantou, esclarecendo que, neste momento, o camisola 10 "não merece qualquer preocupação".O médico abordou a questão no âmbito da parceria dos encarnados com o hospital dos Lusíadas - ainda ontem estavam 11 jogadores a fazer mais exames nesta unidade hospitalar - e, apesar de explicar que "há sempre coisas a afinar", garante que, até agora, "tudo tem corrido dentro da normalidade". "Uma das preocupações principais é a morte súbita", vinca João Paulo Almeida, que na próxima época só espera "ganhar" e manter... as poucas lesões de 2008/09."Gostava de ter uma época tão tranquila como a última. O Benfica esteve entre os dois/três clubes que menos lesões tiveram na Europa, fruto de uma prevenção de lesões que adaptámos da FIFA", esclareceu o responsável clínico.

Quem diria!!! Aguém poderia quantificar??

Já não vai ser um Lucho... Pelo menos não o mesmo.

Adeus Comandante!

Em pelo menos 20 anos que me lembro de ver Futebol e seguir o F.C. do Porto não me lembro de nenhum jogador que, como ele, tenha interpretado com tanta descrição e classe o ser jogador "à Porto". Deixa saudades e uma marca.

sábado, 4 de julho de 2009

A bater no fundo

Não é este o Benfica com que me identifico. O nível dos dirigentes está ao nível dos resultados que se têm obtido, muito maus.
Não me venham dizer que o FCP ou o SCP são os principais adversários. Nesta novela toda, têm estado calados (e a rir-se por dentro concerteza) e é o Benfica que se vai auto-mutilando, dando uma imagem degradante, de falta de rumo, de nível, de competência.
O que vai valendo é que somos um país maioritariamente católico, e enquanto houver fé em Jesus a coisa vai-se aguentar, vamos ver até quando.

P.S: eu sou ateu.